Planejamento e Desenvolvimento Regional do Centro-Oeste foi tema de capacitação na Sudeco

Planejamento e Desenvolvimento Regional do Centro-Oeste foi tema de capacitação na Sudeco

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Seg, 24 Set 2018 09:22:00 -0300

Última modificação: Seg, 24 Set 2018 10:31:34 -0300

Com o objetivo de discutir o papel do território no desenvolvimento das regiões no contexto das políticas públicas e objetivando promover conhecimento e reflexão acerca do desenvolvimento territorial, como parte das estratégias nacionais de desenvolvimento, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) ofereceu ao seu corpo técnico, de 17 a 21 de setembro de 2018, o curso "Planejamento e Desenvolvimento Regional do Centro-Oeste".

Os técnicos da Sudeco foram capacitados pelos professores Aristides Monteiro Neto, coordenador de Estudos Regionais da Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), doutor em Economia Aplicada, pela Unicamp, e mestre em Teoria Econômica, pela UFPE; Juscelino Eudâmidas Bezerra,  doutor em Geografia pela Unesp-SP, pós-doutorado pelo ISS/Erasmus University of Rotterdam e professor do Departamento de Geografia da UnB; Vitarque Coelho, doutor em Economia Aplicada, pela Unicamp, e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, cedido ao Ministério da Integração Nacional para Gestão da Política Nacional de Desenvolvimento Regional; Paula Moreira, doutora em Relações Internacionais pela UnB, pesquisadora no Projeto Fronteiras do Brasil (Dirur/IPEA e colaboradora na Coordenação de Programa para a Faixa de Fronteira no Ministério da Integração Nacional, Jaim José da Silva Junior, professor doutor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da UnB; e Joaquim Carneiro, coordenador do Projeto Rota do Leite da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional

De acordo com o Diretor de Planejamento e Avaliação da Sudeco, Roberto Postiglione, essa iniciativa da DPA/Sudeco vem trazer muito mais do que a capacitação dos servidores da Superintendência, vem possibilitar uma interação maior com os entes participantes convidados, Ministério da Integração, Codeplan, Sudam, Ipea, Unb, Unieuro e também com os Professores que ministraram o Curso. “É uma troca de experiências e aprendizados cujo resultado só apresenta ganhadores, seja com o aprimoramento na prestação das políticas públicas, seja no desenvolvimento socioeconômico da região Centro Oeste. É com muito orgulho que parabenizo a equipe da DPA que se dedica ao máximo e a realização desse curso é decorrência dessa dedicação.”, assinalou Roberto Postiglione.

Para o professor Aristides Monteiro Neto, que explanou sobre os temas “Contexto da questão Regional no mundo contemporâneo: um tema de preocupação dos Estados nacionais no Século XXI”, “A questão regional no Brasil e formação do mercado nacional”, ‘Federalismo e política regional no Brasil: contexto da repartição de recursos” e “Instrumentos atuais das políticas regionais: fundos constitucionais e fundos de desenvolvimento”,  o curso foi pensado para atualizar uma certa leitura do que é hoje a política regional no Brasil e o esforço da equipe em abordar os tópicos mais relevantes, e mais do que isso, trazer uma linha do tempo dessa política pública no país.

“A política regional não é imutável, ela se molda no tempo, ela procura novos objetivos e ela construiu novos instrumentos. Alguns mais apurados do que outros, mas no geral um esforço institucional e político consolidado e forte. E ao olhar para trás a gente ter coragem de mudar algumas proposições em curso e estimular as Superintendências para essas mudanças institucionais. ”, destacou.

Segundo o professor Juscelino Eudâmidas Bezerra, que abordou na capacitação o tema “Centro-Oeste brasileiro: economia e território (RIDE-DF) ”, foi trabalhado no curso os três eixos de análise de economia regional: a estruturação urbana e regional, o mercado de trabalho e as estratégias de fortalecimento econômico, assim como, foi apresentado e debatido vários cases de sucesso de desenvolvimento, com destaque para o agronegócio, e o panorama do mercado de trabalho na região. “Foi um exercício bastante interessante e o objetivo pretendido foi permitir um olhar mais abrangente da economia regional, pensando em temas mais específicos, e com a preocupação de como esses dados poderão orientar as ações da Sudeco como um todo”, ratificou o professor.

E por fim o professor Vitarque Coelho, que trabalhou as temáticas “Políticas regionais atuais: PNDR I e II (Rotas de Integração Nacional)” e “Estratégias de desenvolvimento regional: equidade e competitividade. Estado Empreendedor e indutor”, ressaltou que a capacitação propiciou ao corpo técnico da autarquia instrumentos de análise da região centro-oeste sobre a perspectiva do desenvolvimento regional. “ Acabou de ser aprovado o Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO), pelo Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco), e o curso permitiu uma análise da economia regional e o papel da tecnologia no desenvolvimento, contribuindo com a elaboração de projetos, em torno dos eixos prioritários do PRDCO, para compor o próximo Plano Plurianual (PPA) do governo federal. ”, assinalou o professor.