Conselho da RIDE encontra consenso para programar desenvolvimento da região integrada

Conselho da RIDE encontra consenso para programar desenvolvimento da região integrada

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Qui, 09 Nov 2017 11:21:00 -0300

Última modificação: Qui, 09 Nov 2017 16:18:19 -0300

22ª Reunião do COARIDE

O COARIDE (Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno) realizou nesta quarta-feira, 8, sua 22ª reunião ordinária e a avaliação da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) e obteve presença da totalidade de seus conselheiros para imprimir rumos definitivos à articulação de governos, órgãos públicos e entidades para a promoção econômica e social dos municípios desta área, tendo a Sudeco como articuladora.

Segundo Sérgio Magno Carvalho de Souza, coordenador-geral de Articulação, Planos e Projetos Especiais da DPA - Diretoria de Planejamento e Avaliação da Sudeco - o encontro teve êxito também pelo fato de que se realizou um mês antes do conselho completar 3 anos sem deliberar.

 - "Isto é prova de que estamos encontrando um denominador comum sobre o processo de integração da RIDE, uma área integrada por 22 municípios de dois Estados - Goiás e Minas Gerais -   por receber diretamente os impactos do Distrito Federal, seja positivos  ou negativos ", completou Sergio.

O superintendente da Sudeco,  Antônio Carlos Nantes de Oliveira, presidiu a reunião  e representou o ministro da Integração Nacional, Helder  Barbalho, e compartilhou a reunião com representantes da  Casa Civil da Presidência da República, Ministérios do Planejamento, Fazenda, Cidades e Integração Nacional , Governos do Distrito Federal e de Goiás, além de prefeitos de municípios da RIDE, Allysson Silva Lima, de Alexânia(GO) e Pábio Correia Lopes,  Valparaíso de Goiás (GO), e de Breno Celso de Moura Barbosa, secretário-executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento ( CDE/FCO) de  Goiás.

A reunião teve como secretário-executivo o diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos (DIPGF), Edmilson Alves que definiu o espirito do encontro:

-"Foi a melhor reunião que já fizemos sobre a RIDE. Todos os conselheiros presentes, um clima de perfeita sinergia entre todos".

Pela Sudeco, esteve o diretor do Planejamento e Avaliação (DPA) Roberto Postiglione, o coordenador-geral de Articulação, Planos e Projetos Especiais Sergio Magno Carvalho de Souza e o chefe de Divisão Carlos Henrique de Araújo Filho.
 

Integrantes da iniciativa privada, como o Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal), através de  Paulo Muniz, seu presidente.

Foram ouvidas palestras do professor Oscar Ribeiro (UnB) sobre "O estudo do diagnóstico de saneamento básico das RIDE do Brasil e o Plano Regional de Saneamento Básico da RIDE DF e Entorno, desenvolvido através de Termo de Execução Descentralizada entre o Ministério das Cidades e o CDT/UnB"; e de  José Pires do Prado - superintendente do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal - CORSAP - "Atividades e ações".