Programas e Ações

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Qua, 18 Jan 2017 02:16:00 -0300

Última modificação: Seg, 14 Mai 2018 10:30:06 -0300

Diagnóstico das Vocações Econômicas do Entorno do Distrito Federal


Desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), o Diagnóstico das Vocações Econômicas do Entorno do Distrito tratou de identificar as principais atividades econômicas e aquelas com melhores perspectivas de crescimento nos municípios analisados e sua relação com a geração de emprego e renda, focalizando, em particular, as populações vulneráveis.

Os dados analisados levaram em conta, além dos principais setores de atividade econômica da região, a dinâmica das populações, o mercado de trabalho, as condições de infraestrutura econômica e social dos municípios, e as situações tributária e fundiária.

O trabalho deverá servir de subsídio à elaboração de plano estratégico de desenvolvimento econômico e social no âmbito da RIDE-DF.

 

Equipe responsável
Executora: Thérèse Hofmann Gatti
Coordenadores: Remi Castioni, José Angelo Belloni e Antonio Carlos Leal

 

 

Clique aqui para acessar o Diagnóstico das Vocações Econômicas do Entorno do Distrito Federal e anexos. 

 

Estudo de Viabilidade da Implantação de um Parque Tecnológico Internacional na Região de Fronteira Brasil-Paraguai, em Ponta-Porã-MS (PTIn)



Trata-se de convênio que visa financiar o diagnóstico de viabilidade técnica e econômica da implantação de um Parque Tecnológico Internacional (PTIn) no Município de Ponta Porã -MS, na divisa com o Paraguai. O modelo do PTin foi idealizado ante à necessidade de ocupação inteligente da faixa de fronteira, de forma a fomentar o desenvolvimento local e, consequentemente, a induzir a criação de novos empregos, incremento da renda e promoção de equidade social.

A grande força do projeto se baseia na convergência de ações, experiências e conhecimentos e será associado às iniciativas de desenvolvimento territorial em faixa de fronteira. Além disso, o PTin preconiza não apenas a promoção da ciência e tecnologia, mas também pretende a ampliação da participação dos indivíduos e organizações, conferindo um ambiente favorável para que as comunidades locais se envolvam nas decisões relativas ao desenvolvimento do território. Logo, será também um elemento promotor da integração política, educacional e sociocultural.

Tem-se que os recursos federais investidos são na ordem de R$ 300.000,00 e, atualmente, o convênio se encontra em fase de execução, sendo que a vigência findará em 22/09/2018.

 

Convênio

786746-2013

Convenente

Fundação Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (FUEMS)

Valor Global

R$ 315.789,47

Situação

Em execução

Vigência

22/09/2018