Oportunidade de capacitação para agentes públicos do Centro-Oeste

Oportunidade de capacitação para agentes públicos do Centro-Oeste

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Qui, 01 Fev 2018 14:51:00 -0300

Última modificação: Qui, 01 Fev 2018 14:59:20 -0300

O público-alvo são servidores, efetivos ou comissionados, empregados públicos municipais/distritais e servidores ou empregados de consórcios municipais

Crédito: Enap.gov

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) vê a iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em promover o curso de especialização lato sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local como uma oportunidade promissora de capacitação para os agentes municipais e distritais.


“O que certamente refletirá em bons resultados na administração pública de cada município”, afirma o superintendente da Sudeco, Antônio Carlos Nantes de Oliveira.

O objetivo deste curso é aumentar a capacidade dos municípios de utilizar ferramentas e instrumentos de planejamento, orçamento, governança, gestão de riscos, elaboração e monitoramento de projetos. Outras finalidades do curso de especialização são a aproximação dos gestores públicos locais ao governo federal e a construção das redes que sustentam a execução descentralizada de políticas públicas.Serão oferecidas 120 vagas, distribuídas em quatro áreas de concentração: Gestão Pública Local, Gestão Metropolitana, Planejamento Territorial e Infraestrutura Local.  


O curso é gratuito e as inscrições estão abertas até o dia 6 de fevereiro e devem ser realizadas através do site: inscricao.enap.gov.br. As datas previstas para o início das aulas são: 5 de março de 2018 (cursos em EaD) e 19 de março de 2018 (cursos presenciais).

Para participar, é necessário ter graduação completa em curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), possuir - no mínimo - três anos completos de experiência em administração pública municipal/distrital no cargo efetivo e/ou comissionado ou emprego público municipal/distrital ou no consórcio municipal, estar em exercício no âmbito da administração pública municipal/distrital direta ou indireta ou em consórcio público, em municípios com mais de 50 mil habitantes ou em consórcio público, que atenda minimamente a um conjunto de 50 mil habitantes, além de ter anuência prévia do órgão de exercício para a frequência ao curso.

A especialização tem como público-alvo servidores, efetivos ou comissionados, empregados públicos municipais/distritais e servidores ou empregados de consórcios municipais (ou cedidos a consórcios municipais) ocupantes de cargos efetivos e/ou em comissão, em exercício na administração direta ou indireta municipal/distrital ou em consórcio público municipal, em áreas relacionadas a planejamento, orçamento, gestão, administração, obras, infraestrutura, transporte e planejamento urbano.