Sudeco realiza a 23ª reunião ordinária do Conselho Administrativo do Coaride

Sudeco realiza a 23ª reunião ordinária do Conselho Administrativo do Coaride

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Qui, 12 Abr 2018 12:23:00 -0300

Última modificação: Sex, 13 Abr 2018 23:36:02 -0300

Na última quarta-feira (11), aconteceu na Sudeco a 23ª reunião ordinária do Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - (Coaride).

Vários assuntos foram tratados na pauta da Reunião, inclusive a apresentação do "Estudo Sobre o Panorama do Saneamento nas RIDEs do Brasil, em especial o Plano Regional de Saneamento Básico da RIDE /DF e Entorno", projeto desenvolvido pela UnB.

Seguindo a Ordem do Dia, também foi apresentado o resultado do projeto de pesquisa, decorrente do Termo de Cooperação nº 03/2013 entre a Sudeco e FUB/CDT, intitulado "Desenvolvimento de metodologia para Diagnóstico das Vocações Econômicas do Entorno do Distrito Federal para a Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social no Âmbito da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - Ride/DF".

A reunião ordinária incluiu em suas discussões a necessidade de um plano de elaboração de propostas, subsídios e recursos que contribuam para o fortalecimento de políticas públicas e o cumprimento das metas do Conselho Administrativo da Coaride.

Durante a reunião, ainda como parte da pauta, o representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cientifico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás, Liosório de Jesus Meireles, apresentou diversos assuntos que já transitam neste Conselho, como a questão do anel viário, da ligação férrea Brasília - Luziânia e Brasília - Goiânia, no que foi pontuado pelo Presidente do Conselho que a Sudeco solicitou por diversas vezes recursos via LOA sem obter sucesso, sendo que a linha férrea está sob competência da ANTT.

O Superintendente da Sudeco - Marcos Henrique Derzi Wasilewesky que presidiu a reunião avaliou a evolução dos trabalhos do conselho e se comprometeu, com os presentes, e em conjunto da diretoria, de unir esforços com o objetivo de consolidar estas ações.

Segundo o diretor de planejamento e avaliação da Sudeco, Dr. Roberto Postiglione, mesmo diante das dificuldades abordadas pelos conselheiros e demais membros da Coaride, é necessária uma avaliação profunda dos resultados tratados neste conselho e um Plano de Ação com resultados efetivos. Ponderou que nessa visão de objetividade para real implementação e eficácia de atos, as decisões e orientações do Conselho devem sair do papel e a Sudeco, nesse aspecto, está promovendo estudos e ações para que seja disposto, via Decreto, nas mesmas condições existentes para a Sudene e Sudam, de permissivo legal de conceder benefícios fiscais - redução de 75% do IRPJ para os assim definidos empreendimentos prioritários para o desenvolvimento regional da Ride.

As próximas reuniões neste ano serão nas datas de 6 de junho, 5 de setembro e 5 de dezembro, conforme Resolução nº 01/2018, de 06/03/2018, publicada no DOU de 21/03/2018 - Calendário de Reuniões do ano 2018 do Coaride.

Participaram da reunião os Conselheiros, professores e pesquisadores da UNB, Prefeitos da Região Metropolitana e convidados.