Sudeco e Sudene formam parceria

Sudeco e Sudene formam parceria

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Ter, 12 Jun 2018 17:57:00 -0300

Última modificação: Qua, 13 Jun 2018 11:27:30 -0300

Crédito: Ascom/Sudene

As superintendências regionais, vinculadas ao Ministério da Integração, se reuniram nesta terça-feira (12), em Recife. O objetivo do encontro foi para tratar sobre o planejamento estratégico das autarquias além de promover a troca de experiências, capacitação e especialmente, os instrumentos e políticas capazes de atrair projetos que impulsionem desenvolvimento e ampliem a geração de emprego e renda.

De acordo com o coordenador geral de Gestão Institucional da Sudene, Manoel Barreiros, a solução para essas questões passa pela universalização do acesso às políticas públicas e pela ampliação da base econômica, como forma de alcançar o objetivo maior de promover a inclusão social.

A equipe técnica da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), obteve informações, ainda, sobre as principais ações estratégicas, princípios norteadores, diretrizes e o modelo adotado pela Sudene para monitorar os projetos em andamento, acompanhando a evolução, proporcionando uma visão global dos trabalhos, contribuindo para o cumprimento dos prazos e agilizando a execução das ações.

Ficou acertado que uma equipe da Sudene visitará a Sudeco. A ideia é aproximar, cada vez mais, as superintendências regionais, integrando práticas e proporcionando uma troca de experiências, com o intuito de promover uma agenda positiva, focada na superação dos gargalos e no fortalecimento das ações de desenvolvimento regional. Uma das possibilidades é celebrar um acordo de cooperação. O superintendente da Sudeco, Marcos Henrique Derzi Wasilewski, enfatizou que “Sudam, Sudene e Sudeco precisam se unir mais para alcançar objetivos comuns.

Este know-how é muito importante”. Para o diretor Antônio Ribeiro, da Sudene, essa aproximação fortalece as superintendências, sendo importante, inclusive, para o Ministério da Integração Nacional, que terá suas autarquias trabalhando em sintonia e contribuindo com as ações da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.