Sudeco discute desenvolvimento da região em 5ª reunião do Fórum de Governadores Brasil Central

Sudeco discute desenvolvimento da região em 5ª reunião do Fórum de Governadores Brasil Central

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Sex, 06 Out 2017 14:07:00 -0300

Última modificação: Sex, 06 Out 2017 16:36:08 -0300

Foto capa: Esio Mendes / Governo de Rondônia

Alternativas para captação de recursos, comércio exterior, infraestrutura e logística foram temas da 5ª reunião do Fórum de Governadores Brasil Central, do qual a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) participou em Porto Velho (RO), nestas quinta (5) e sexta-feira (6). Anfitrião do evento, o governador Confúcio Moura recebeu representantes do bloco, que é formado por líderes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Tocantins, Maranhão e pelo Distrito Federal.

Para o chefe de Gabinete da Sudeco, Márcio Villar, que representa o superintendente Antônio Carlos Nantes de Oliveira no evento, a reunião é uma importante ferramenta para discutir o desenvolvimento regional. “Estamos debatendo a inclusão do Centro-Oeste e do Norte, especialmente utilizando transporte modal para hidrovia. Devemos dar seguimento às conversas sobre esse tema na Sudeco, nos próximos dias”, afirmou.

Nesta manhã, experiências de outros consórcios espalhados pelo mundo foram apresentadas por Edgardo Mosqueira, especialista em Gestão Pública e Francisco Caldas, especialista em Modernização do Estado.

O embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan, abordou formas de captação de recursos. Houve, ainda, palestras sobre infraestrutura e logística, apresentadas em dois momentos. No primeiro, com ênfase nas hidrovias e, no segundo, com foco no desenvolvimento regional.

A etapa das apresentações encerrou com a agenda legislativa, que tratou das leis que tramitam no Congresso Nacional e que são de interesse dos estados. Os palestrantes foram o senador de Rondônia Acir Marcos Gurgacz, e o deputado federal pelo mesmo estado, Lúcio Antônio Mosquini.

 

*Com informações da Secom Governo de Rondônia