São José dos Quatro Marcos quer parceria com Sudeco para obras no município

São José dos Quatro Marcos quer parceria com Sudeco para obras no município

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Qui, 05 Out 2017 08:32:00 -0300

Última modificação: Qui, 05 Out 2017 14:06:03 -0300

O prefeito de São José dos Quatro Marcos (MT), Ronaldo Santos, mais conhecido como Professor Ronaldo, esteve na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), nesta quarta-feira (4), para verificar como pode firmar parcerias com a instituição para atender aos pleitos da população de seu município. Ele pretende solicitar que deputados de seu estado coloquem emendas na Superintendência, pois a liberação dos recursos é mais célere por intermédio da autarquia.

Segundo o prefeito, o objetivo é investir o dinheiro na compra de máquinas, equipamentos e em obras de pavimentação. “Contamos com emendas, compromissadas com deputados, na ordem de R$ 1,5 milhão. Quero que eles disponibilizem o recurso para o município pela Sudeco, pois o processo é menos burocrático do que em um órgão de abrangência nacional”, afirmou.

O município já possui convênios com a autarquia, de 2013 e 2015, no valor total de R$ 1,8 milhão. Eles já estão sendo executados e os objetos são compra de máquinas e equipamentos diversos, entre eles alguns específicos para pavimentação asfáltica.

 

SOBRE SÃO JOSÉ

São José dos Quatro Marcos fica no Sudeste Mato-Grossense, a 328 km da capital Cuiabá. Com cerca de 19,5 mil habitantes, de acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem como principal atividade produtiva a agropecuária, com destaque para a agricultura familiar, realizada em nove assentamentos locais. Em função da larga escala agrícola, acrescida da produção recente de madeira do tipo teca, tornou-se polo regional, exportando até para a Europa e para a Ásia.

O município originou-se por meio de projetos de colonização de particulares, com povoamento massivo a partir de 1966. Durante o processo de demarcação das terras, foram assentados quatro marcos no centro das medições, daí a origem do nome da cidade. Posteriormente, foi acrescentado o nome de São José, o santo de devoção da comunidade. A localidade adquiriu status de município em 1979.

 

SOBRE O PREFEITO

Ronaldo Floreano dos Santos, 42 anos, casado, é quatro-marquense (gentílico de quem nasce em São José dos Quatro Marcos).

Está em seu primeiro mandato como prefeito, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), mas já foi vice-prefeito, Secretário de Educação e Secretário de Saúde pelo município.