Ações estratégicas para as prefeituras integram banco de projetos da Sudeco

Ações estratégicas para as prefeituras integram banco de projetos da Sudeco

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Sex, 09 Mar 2018 08:31:00 -0300

Última modificação: Sex, 09 Mar 2018 17:09:46 -0300

Entre os projetos estão as pontes metálicas que possibilitarão o transporte de produtos do campo para a cidade.

Crédito: EME Engenharia e Consultoria LTDA

Uma carteira de projetos estruturantes para beneficiar as prefeituras do Centro-Oeste com infraestruturas básicas foi elaborada pelos técnicos da Sudeco, através da DPA (Diretoria de Planejamento e Avaliação). Entre os projetos estão as pontes metálicas, o caminhão coletor de lixo, o kit pavimentação e os cursos de capacitação de qualquer segmento que venha a agregar desenvolvimento a região.

Com seu banco de projetos, a Sudeco está promovendo o desenvolvimento nos municípios do Centro-Oeste, suprindo as prefeituras de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal de meios necessários ao atendimento de seus moradores. Com as atuais restrições orçamentárias, o caminho mais fácil para viabilizar financeiramente os projetos da carteira da Sudeco é sensibilizar os parlamentares federais de suas regiões para a indicação de emendas ao Orçamento.
 
Pontes Metálicas

Esse projeto consiste na substituição de pontes de madeira deterioradas por pontes de metal pré-fabricadas. Essa infraestrutura, que pode ter 6, 8, 10 ou 12 metros, possibilitará o transporte de produtos do campo para a cidade.

“A vantagem dessas pontes é que são placas pré-moldadas de concreto apoiadas em estruturas metálicas que não necessitam de manutenção e aguentam muito mais peso que as de madeira”, explica o coordenador da equipe de projetos especiais da Sudeco, Carlos Henrique de Araújo Filho.

Caso a necessidade seja de inclusão de uma nova ponte, o projeto deverá passar por uma análise anterior, porém é possível sua execução.
 
Caminhão coletor de lixo

Fazem parte deste projeto caminhões coletores equipados com compactadores de lixo de 10 metros cúbicos, que possibilitam a coleta de lixo ou resíduos nas cidades.

O lixo acumulado é potencialmente um transmissor de doenças por vias indiretas. Uma cidade limpa diminui agravos e doenças relacionadas ao meio-ambiente.
 
Kit Pavimentação

O kit funciona como uma miniusina, capaz de pavimentar novos trechos de estrada, assim como revitalizar os já existentes.

O kit é composto por um caminhão toco, um rolo compactador liso, um rolo compactador pé de carneiro, um espargidor de 6.000 litros e um distribuidor de agregados.

A aquisição do Kit traria uma economia de 30% a 40% nos serviços de pavimentação, em comparação a contratação desses serviços.
 
Cursos de capacitação

A Sudeco promove cursos de capacitação visando à inclusão no mercado de trabalho de pessoas de baixa renda. Os cursos se desenvolvem por meio de parcerias entre a Superintendência e paraestatais.

Os principais focos são agricultura familiar, desenvolvimento sustentável e recolocação no mercado de trabalho, porém os temas são apenas exemplificativos, sendo possível substituí-los por outros temas de interesse.