Sudeco desenvolve projeto de pontes metálicas

Sudeco desenvolve projeto de pontes metálicas

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Sex, 09 Fev 2018 14:24:00 -0300

Última modificação: Qua, 14 Fev 2018 15:57:37 -0300

As pontes de metal podem ter 6, 8, 10 ou 12 metros.

Crédito: EME Engenharia e Consultoria LTDA

Sempre promovendo o desenvolvimento da região Centro-Oeste, ao perceber a situação das pontes de madeira em Mato Grosso do Sul, a Sudeco fez um levantamento para saber a real necessidade do Estado em substituir as estruturas de madeira, já deterioradas, por pontes metálicas. Essa infraestrutura, que pode ter 6, 8, 10 ou 12 metros, possibilitará o transporte de produtos do campo para a cidade.

A autarquia fez o levantamento no Mato Grosso do Sul a partir de ofícios enviados para todos os municípios do Estado, pedindo fotos e questionando a respeito da necessidade de cada um. Das 79 prefeituras, 24 afirmaram ter a necessidade de substituição das antigas pontes, totalizando 122 novas estruturas em todo o Estado.

“A vantagem dessas pontes é que são placas pré-moldadas de concreto apoiadas em estruturas metálicas que não necessitam de manutenção e aguentam muito mais peso que as de madeira (que estão se deteriorando), principalmente em uma área muito úmida, pantanosa”, explica o coordenador da equipe de projetos especiais da Sudeco, Carlos Henrique de Araújo Filho.

Para que esse projeto seja viabilizado nos municípios, é necessária a aplicação de recursos.

“A gente sempre vai priorizar esse tipo de projeto porque é muito bacana e vai servir muita gente. Será possível beneficiar um distrito que está mais isolado, encurtando esse percurso, além de facilitar o transporte do que se produz nas fazendas para as cidades. É algo que com pouco dinheiro a gente consegue trazer muitos benefícios. Através das emendas parlamentares alocadas na Sudeco seria possível a execução do projeto no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, afirma o coordenador da equipe de projetos especiais da Sudeco.