Apresentação Ouvidoria FCO

Por Assessoria de Comunicação

Publicação: Seg, 23 Jan 2017 16:57:00 -0300

Última modificação: Seg, 23 Jan 2017 16:58:27 -0300

Apresentação

A Ouvidoria do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste - FCO foi instituída pelo art. 18-A da Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, e regulamentada pela Resolução n° 027/2014, de março de 2014. É um canal de comunicação aberto pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO) para facilitar o contato direto entre o público interessado pelo FCO e a sua administração. Por meio dela, agentes econômicos, tomadores e/ou interessados em obter financiamentos com recursos do Fundo, bem como suas entidades representativas têm a oportunidade de expressar opiniões, fazer reclamações, denúncias, pedir informações e sugerir melhorias relacionadas às rotinas e aos procedimentos empregados na aplicação dos recursos do respectivo FCO.

 

Função do Ouvidor

O ouvidor é o profissional que atua como interlocutor do cidadão junto à Sudeco. Sua principal função é acolher solicitações, reclamações, sugestões, denúncias e elogios e buscar, dentro da organização, a resposta que atenda com efetividade o pedido do requerente.

Outro papel importante é o de intermediar as relações conflituosas entre o público interno e/ou externo com a instituição, quando possível.

Vale ressaltar que sua atuação baseia-se nos princípios constitucionais, estabelecidos no art. 37, que são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Assim, reconhece a diversidade de opiniões, preserva o direito de livre expressão, observa o sigilo profissional, atua com imparcialidade e garante o anonimato quando requisitado.